A pesquisa também diz que o efeito da falsidade e mais devastador nas mulheres, “As mulheres foram mais prejudicadas pela atuação superficial, ou seja, seu humor piorou …

Segundo o pesquisador Brent Scott, da Universidade de Michigan (EUA)  Você sorrir para manter alguém feliz?

diversos18.jpg (800×600)

“Sorrir por sorrir pode levar a exaustão emocional”, além de influenciar negativamente nas emoções positivas.

Brent Scott e Christopher Barnes compararam o “comportamento superficial”
– ou seja, os sorrisos e emoções falsas – com a ação verdadeiramente sincera, devido a situações verdadeiramente agradáveis.
O estudo comparou também as diferenças do “comportamento superficial” entre os gêneros.

A conclusão dos pesquisadores foi que o ato de mascarar emoções, e dar sorrisos falsos, influencia negativamente na organização do sujeito no seu ambiente, como no caso dos empregados que sorriem para agradar o chefe ou supervisor.
“As pessoas que trabalham atendendo clientes e que dão sorrisos falsos ao longo do dia pioram seu humor e seu estado de espírito e faltam mais ao trabalho, afetando a produtividade”, é o que diz Scott.

A pesquisa também diz que o efeito da falsidade e mais devastador nas mulheres,
“As mulheres foram mais prejudicadas pela atuação superficial, ou seja, seu humor piorou ainda mais do que o humor dos homens e elas faltaram mais ao trabalho,” contou Scott.

Embora o estudo não tenha investigado as razões dessas diferenças entre homens e mulheres, os pesquisadores afirmam que estudos anteriores sugerem que pesa sobre as mulheres uma expectativa de maior intensidade emocional – e que essa intensidade se faça de emoções positivas.

Assim, forçar um sorriso enquanto sente uma emoção negativa cria um conflito com esta norma cultural, o que pode levar as mulheres a intensificarem as emoções negativas que já estavam presentes. Ao cultivar emoções positivas, as mulheres atenderiam a essa norma social, com um efeito duplamente benéfico sobre o seu bem-estar.

Mas os cientistas alertam que o cultivo das emoções positivas não pode se fundamentar em outras falsidades – como férias que você nunca tira ou amores que você nunca viveu.
Fonte: Diário da Saúde

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s